PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Tramas e cores
Carol Kauffmann


Carol Kauffmann é amante das artes. Vem de família seu gosto e conhecimento de peças antigas que garimpa pelo mundo. A pesquisa de tecidos sempre foi seu forte e ainda é uma paixão: não resiste a uma seda de Lyon ou a uma nova tecnologia de tramas, que hoje inspiram diretamente suas jóias.

A designer de moda e artista plástica Carol Kauffmann aplica todo o know how que acumulou trabalhando na empresa têxtil da família na criação de jóias que levam o seu nome.

foto: Almir PastoreO toque da malha tecida em ouro 18 quilates que compõe parte de suas arrojadas peças é macio, lânguido, sensual, contrapondo-se à dureza das gemas, especialmente lapidadas para chegar às jóias com o status de únicas

Além da experiência de anos como estilista, Carol fez cursos de ourivesaria e história da arte, fundamentais para o processo de criação de suas jóias. O impacto é intenso no quadrinômio malha + pedra + forma + cor, sendo esta última a via ao redor da qual desenvolve a apresentação das diversas linhas que cria. A idéia de usar e brincar com malha de ouro veio da versatilidade do material, que se adapta a qualquer forma, envolvendo o corpo como uma segunda pele. A jóia então se impregna de sutileza e é gostosa de usar, acompanhando os movimentos de quem a veste.

Fotos: Tripoli

Histórias e lendas, dos antigos egípcios até os anos 60, com uma forte influência do período art déco, aparecem na criação de muitas de suas peças. A jóia tem que ser sempre valiosa, não necessariamente cara mas, sobretudo, diferenciada pela unicidade dos materiais nobres usados na sua confecção. Além disso, tem que ser usável, “prêt à porter”, um conceito que vai ao encontro do estilo de vida de mulheres modernas e ativas.

foto: Almir Pastore foto: Almir Pastore

Atuando no ramo da joalheria há menos de dois anos, Carol Kauffmann já colhe os louros de seu trabalho. Ela conquistou o mais sofisticado do mercado americano - desde agosto de 2006 suas jóias arrebatam corações na famosa loja Bergdorf Goodmann de Nova Iorque e, em sua primeira participação em um concurso de design, está entre os finalistas do Tahitian Pearl Trophy 2007/2008 - etapa Brasil. Em São Paulo, Carol atende somente clientes especiais, exclusivíssimos. Por enquanto...

Carol Kauffmann
carolkauff@uol.com.br

Fotos: Almir Pastore e Tripoli

Voltar ao index