PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Visão de futuro
Cidda Siqueira

Ela é designer de jóias, graduada em Moda e Estilismo, pós-graduada em Educação Estética e Mestre em Design pela PUC-Rio, onde também é professora e Coordenadora Técnica da Pós-graduação em Design de Jóias. Expert em tendências da moda joalheira, Cidda Siqueira é uma das consultoras mais requisitadas do País.



Foi no início da década de 70, quando ainda freqüentava o curso de Belas Artes da UFRJ, que Cidda Siqueira entrou em contato com a joalheria. Respondendo a um anúncio nos classificados, Cidda acabou contratada pela joalheria H.Stern, no Rio de Janeiro, como “desenhista”. Como ela diz, não poderia ter tido escola melhor! "Da criação ao salão de vendas, aprendi a olhar o universo das jóias em toda a sua complexidade e refinamento".

Anel “I Ching da Paz” - 1999Os tempos eram efervescentes para a joalheria e para o atendimento de clientes especiais, principalmente estrangeiros. "A criação de jóias dava destaque às pedras, principalmente às gemas brasileiras, todas de altíssima qualidade! Foi fascinante aprender a trabalhar com a beleza, o luxo e a raridade!"
Buscando aperfeiçoar cada vez mais seus conhecimentos, em 1985 cursou ourivesaria no atelier de Márcio Mattar e, depois, modelagem em cera na AJORIO.

Anel “Folha” - 1996 Anel “Futuro” - 1999

Da década de 70 ao início dos anos 90, trabalhou em grandes joalherias cariocas, criando jóias e acompanhando vendas exclusivas. "Nesse acompanhamento, eu precisava criar e desenhar, rapidamente, na frente dos clientes. Foram mais de 20 anos atuando no varejo. Foi assim que aprendi a manter o foco no consumidor, procurando entender e, até mesmo, adivinhar seus desejos".
Mas foi por criar sempre para terceiros que Cidda não tem fotos dos trabalhos que ela considera mais representativos. "Todos os desenhos ficavam na empresa e, lamentavelmente, fiquei sem registro da maior parte do que criei".

Mandala Chakras: projeto desenvolvido para Daniel Neuman

Brinco “Homenagem à Nijinsky”, para a exposição Jóias em Cena, em comemoração aos 90 anos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro - 1999


Já nos anos 90, voltou-se para a fabricação em grande escala, trabalhando com fábricas de jóias no eixo Rio/São Paulo. Com o advento das tecnologias e da valorização dos conceitos nas coleções, Cidda resolveu se reciclar. Foi estudar Moda e os softwares 3D JewelCAD e Rhinoceros. A convite da AJORIO, integrou a equipe de pesquisa para os métodos de Prototipagem Rápida no INT – Instituto Nacional de Tecnologia, no Rio de Janeiro, onde realizou os primeiros testes em joalheria na prototipadora ModelMaker. "Isso me levou a refletir sobre a importância do feito à mão. A tecnologia não dá conta de tudo e ainda é pelo humano que a espontaneidade do gesto adquire sua melhor expressão".

 

No curso de Moda, ela adquiriu as ferramentas que precisava para estruturar as coleções, onde também teve seu primeiro contato com uma metodologia de pesquisa de tendências. Convidada pelo IBGM, Cidda ajudou a formatar o primeiro Caderno de Tendências do setor joalheiro, atuando como co-autora nas edições de 2001 a 2007.

Objeto Refinado: braceletes da linha “Oleoduto, o caminho da diversidade”, confeccionados com rede de silicone (protetor de garrafas), espuma (filtro de ar-condicionado) e contas de plástico. - 2003 Em 2003, em parceria com Lucia Abdenur, organizou e fez a curadoria da exposição “Objeto Refinado”, na Estação da Leopoldina, Rio de Janeiro, que reuniu um grupo de designers cariocas, com jóias e objetos confeccionados com materiais não-convencionais derivados do petróleo. "Foi uma experiência fantástica! Gosto e acredito na idéia de um tempo e um espaço para a experimentação. A joalheria precisa se renovar e gerar novas opções de linguagens".

Nos últimos anos, Cidda Siqueira tem se dedicado às pesquisas de tendências, ministrado cursos, workshops e palestras em todo o Brasil, além de participar como consultora em vários projetos do Sebrae, Senai e IBGM. Viagens à Feira de Basel na Suiça e aos grandes centros de moda, como Paris, Londres, Milão e Nova York fazem parte do seu programa de pesquisa. Atualmente, dedica-se também ao doutorado em Design na PUC-Rio, onde trabalha com questões voltadas para a prospecção de cenários e gestão em design de jóias.

"A joalheria é uma paixão e sua concepção uma arte. Arte do encantamento, do deslumbre e da significação. Mais do que objetos de ouro e gemas, as jóias dão significado à vida. Cada momento, por mais simples que seja, é alçado a uma nova dimensão e eternizado através das jóias."

Cidda Siqueira
ciddasiqueira@terra.com.br

Voltar ao index