PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Jóia moderna brasileira

Clementina Duarte


A pernambucana Clementina Duarte formou-se em arquitetura e  estudou com o mestre Oscar Niemeyer. Apaixonou-se pelo design de jóias ao fazer um curso na França. Estudou design em Paris (no Institut D’art et Métiers), Londres e Helsinque. O arquiteto Jean Prouvé - seu professor em Paris, viu as peças e indicou para uma exposição. Suas criações seriam expostas, simplesmente, na maior galeria de design da época, a Stephe Simon.

Recebeu importantes prêmios por seu trabalho, entre os quais o 1°prêmio de Melhor Desenho de Jóias na I Bienal Brasileira de Design, o 1°prêmio de Desenho de Jóias na XI Bienal de Arte de São Paulo, o 1°prêmio do Objeto Símbolo do SENAI e o Fine Jewelry Design, em Nova Iorque. Suas jóias já foram usadas em desfiles de grandes estilistas internacionais, como Pierre Cardin, Oscar de la Renta e Hervé Leger.

Clementina foi considerada uma das vinte melhores designers do mundo pela revista International Jeweler em 2002. Suas peças são presenteadas pelo governo brasileiro a membros da realeza e chefes de Estado, entre eles o Imperador do Japão, o Rei da Espanha, a Rainha Elizabeth da Inglaterra, a Rainha Silvia da Suécia, a Princesa Irene da Holanda, as ex-Primeiras Damas dos Estados Unidos Rosalyn Carter e Hillary Clinton, a ex-Primeira Dama de Portugal, Maria Barroso Soares e a Primeira Dama da Rússia Ludmyla Putin. Em 1987, a designer recebeu a Ordem do Rio Branco, uma condecoração oferecida pelo Itamaraty a brasileiros que promovem o País.

Design

A natureza brasileira, principalmente a nordestina, sempre serviu de inspiração para as criações de Clementina. As linhas sinuosas de suas jóias representando folhas, flores e formas mais abstratas, encantam por sua beleza e elegância.
designer utiliza diversas pérolas e pedras preciosas. "Temos um controle de qualidade rígido das coleções e buscamos matérias-primas duráveis, o que nos dá uma credibilidade impressionante".

Suas jóias são comercializadas no exterior, no National Museum of Women in Arts, na cidade de Washington. No Brasil, a marca Clementina Duarte pode ser encontrada nas lojas do Shopping Recife, em Boa Viagem, e Plaza Shopping, em Casa Forte. Em Brasília, a loja existe há dois anos, no Deck Brasil Mall. Um dos planos da grife é abrir mais uma filial na cidade de São Paulo.

Para comemorar seus 35 anos de carreira e com o objetivo de chegar mais perto do público, a designer inaugurou recentemente o primeiro quiosque a levar seu nome no Shopping Tacaruna em Recife. A nova marca criada, a Clementina Duarte Young, é direcionada ao público jovem e traz coleções mais casuais em ouro, prata e pedras. A idéia é acabar com o mito de que jóias são produtos caros.

"Meu desejo maior é servir e oferecer sonhos, fantasias para as pessoas com jóias, que se adaptam com perfeição ao corpo e ao desejo delas".
(Clementina Duarte)

cduarte@clementinaduarte.com.br



Voltar ao index