PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


 

 

Jovem talento
Cristiane Dinardi

Designer, pós-graduada em Moda, a mineira Cristiane Dinardi conquista seu espaço no cenário da joalheria nacional.



Formada pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais, no curso de Desenho Industrial, com habilitação em Projeto de Produto, Cristiane Dinardi começou a se interessar por joalheria no quarto ano da faculdade, após um estágio com design de móveis, que não tinha preenchido as suas expectativas. Para entender melhor a área, fez dois cursos de modelagem na Escola Mineira de Joalheria, em Nova Lima (MG), com o professor Marcos Augusto.

   
Conjunto Lemnis, produzido pela Sculptec

No quinto ano de curso (UEMG), foi admitida como estagiária na Vianna Jóias, de Belo Horizonte, onde permaneceu por mais dois anos como contratada. "Ali aprendi a base de tudo o que sei hoje e me identifiquei com as gemas e o trabalho realizado", diz Cristiane. Cursou também pós-graduação em Design de Moda, na FUMEC, para entender melhor a relação da Moda com a Joalheria. "Não conseguia perceber a sutil influência que a moda traz para o mundo das jóias e, hoje, consigo assimilar o que é forte, o que é de momento e o que se estabelece", complementa.

O trabalho como freelancer trouxe novas experiências, fora de uma fábrica, que a fizeram enxergar outros problemas e a aprender com eles. Isso aperfeiçoou seus conhecimentos, tanto para criação quanto para a produção das peças. "Ter contato com pessoas de mais variados estilos é sempre muito positivo quando sabemos lidar com as diferenças e agir como um Designer de Produto, que visa manter o estilo de seus clientes e ao mesmo tempo trazer novidades".

 

Após quase seis anos de profissão, a designer colhe frutos de seu trabalho. Sua marca, já em processo de registro, desenvolveu produtos para diversos clientes na 46º FENINJER e em feiras fora do Brasil. Sua empresa Design das Gerais, além da concepção das peças, elabora também os modelos ou faz o acompanhamento da confecção das jóias dentro da fábrica do cliente, ação importante para o total compreendimento do projeto e para possíveis modificações que venham ocorrer na fase de construção do produto.

Jovem e talentosa, Cristiane tem obtido sucesso em importantes concursos do setor. Em 2004, no Prêmio IBGM, conquistou o primeiro lugar na etapa Minas Gerais, com a peça Colar Decote (Estrada Real), patrocinada pela Vianna Jóias. No ano seguinte, no 10th Samshin International Diamond Jewelry Design Awards, concurso realizado na Coréia, ganhou o Winning Prize, com um bracelete patrocinado pela joalheira Rosália Nazareth.


Peça finalista do XIV Prêmio IBGM de design de Jóias

Winning Prize no 10th Samshin International Diamond Jewelry Design Awards

Em 2007, foi selecionada finalista no XIV Premio IBGM, com uma pulseira projetada em parceria com a designer Emi Kyouho. A peça, patrocinada pela empresa Design das Gerais (confecção) e por Wanderley Lopes Ferreira (gemas), concorre neste mês de fevereiro ao título de melhor jóia na categoria "Pedras em Lapidação Diferenciada".

"Venho de uma família de Italianos por parte de mãe e, quando criança, presenciava meus pais comprando gemas lapidadas para presentear nossos parentes na Itália. Sempre fiquei encantada com o brilho das pedras e hoje tenho contato direto com o produto e o beneficio usando a matéria-prima e a transformando em mercadoria final de venda. Isso pra mim é a realização constante de um sonho!"

Cristiane Dinardi
cristianepossematodinardi@gmail.com

Voltar ao index