PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br



Formas leves e sugestivas

Carla Abras


Desde os oito anos de idade, Carla Abras gostava de estar em movimento ou, então, sentada gastando horas pensando em vários assuntos, imaginando situações ou desenhando figurinhas de álbuns, depois paisagens que via pela janela, um móvel, uma casa, até que começou a inventá-los. Certa vez, seu professor de artes do ginásio ensinou a fazer perspectivas básicas de ambientes e ela, conta própria, decorava os ambientes com móveis e adornos. Foi assim que ganhou sua primeira caneta nanquim, dada por esse professor. Talvez, esse tenha sido o primeiro incentivo significativo para sua carreira.

PULSEIRA ONDA - premiada com o 2 lugar, categoria Brilliant, no World Facet AwardCarla é formada em design industrial pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, design de jóias com Lena Garrido (SENAI-BH), gemologia pelo SENAI-BH, computação gráfica e atualmente cursa pós-graduação em design de jóias pela UEMG. Trabalhou como designer industrial em duas das principais agências de design de Minas Gerais por 5 anos, onde criava projetos a partir de briefings, visitas a clientes, acompanhamento de produção, apresentação do projeto em softwares, detalhamento técnico, etc.
"Chegou um momento que eu queria me soltar mais nas criações, pois fazia produtos para indústrias pesadas, foi quando decidi conhecer mais o universo da joalheiria, fiz alguns cursos, me dediquei e apaixonei pela profissão. A minha bagagem de conhecimentos e experiências anteriores foi fundamental para criar a minha identidade como designer de jóias".

Brinco e anel, em ouro amarelo com turmalinas verdesParticipou de várias exposições, entre elas a "Brasil 500 Anos", em 2000.  Carla trabalha como designer de jóias free-lancer e é professora de design de jóias no SENAI-BH. Recentemente, foi premiada nos concursos American Facet Award 2.001 e no Word Facet Award 2.002, onde obteve o segundo lugar, na categoria Brilliant, concorrendo com os principais designers de jóias do mundo.

Bracelete em ouro amarelo e diamantes

Anel em ouro amarelo e diamantes

Aos designers, Carla passa uma mensagem: "O dom artístico surge por uma questão de cromossomos e pela oportunidade de praticá-lo. Não devemos esquecer que ao falar do designer fica apenas aparente o lado do artísta e o técnico, com seus limites, é como se não existisse. Mas viver é ter limites, pois a nossa vida não é eterna, temos apenas três dimensões no espaço, um único peso corporal, temos alguns tipos de movimentos, existem animais que vivem apenas na água e outros no ar. Cabe a você saber aproveitar esses limites com criatividade. Talvez esta seja a melhor definição do que é ser designer".

Brincos em ouro amarelo e diamantes


Colar, brinco, anel e bracelete -
ouro branco, diamantes e topázios azuis,
representam as raízes e seus frutos

"Na minha verdade, o nosso criador deve ser um designer muito criativo que, de acordo com as necessidades da vida, fez cada um de nós diferentes uns dos outros. Portanto, a oportunidade de sermos nós mesmos é só nossa e de mais ninguém".

(Carla Abras)
carlaabras@ig.com.br

 

Voltar ao index