PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

ARTISTA DAS JÓIAS

Bernardo Krengiel

Concepções inovadoras em cores, formas e materiais, que interagem em nítida harmonia. Assim é o trabalho do carioca Bernardo Krengiel.

pulseira em poliésterJoalheiro (ou, melhor definindo, autor de jóias) há mais de 30 anos e com uma sólida carreira internacional, Bernardo Krengiel passou dezoito destes anos nos Estados Unidos, trabalhando em Nova York. Lá participou de várias exposições, em importantes galerias de arte - como a Aaron Faber, Tony Papp, Neil Isman, Kamia e Works. Suas peças também já estiveram expostas em galerias e museus do Brasil, Portugal e Japão.

Ao lado de renomados mestres joalheiros, Bernardo integra o livro "Jóia Contemporânea Brasileira" (Wagner, Renato - São Paulo - 1980)

Durante o período em que viveu no exterior, Bernardo veio várias vezes ao Brasil, quando ministrou workshops no Centro de Estudos de Design do Ceará e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também participou ativamente do Projeto Axé - que profissionaliza crianças e adolescentes de Salvador (BA) através da música, dança e arte. Com as joalheiras americanas Patricia Madejas e Joyce Goodman, ajudou a angariar doações para a montagem de uma oficina de jóias, por meio da ONG “Third Space Project”. Krengiel, além de responsável pela escolha e compra dos equipamentos e máquinas, ministrou cursos e treinou professores do Axé. Satisfeito com os bons resultados, planeja repetir a experiência em uma comunidade do Rio de Janeiro, ainda em 2006.


Broche em ouro, com poliéster e diamantes

Ao lado, brincos em prata e ouro, com turmalinas, lápis-lazúli e poliéster.
(A jóia faz parte do acervo do GIA Museum, na Califórnia)

No Japão, suas jóias podem ser encontradas na loja do estilista Carlos Falchi e, em Nova York, na Fassbinder - onde estão em exposição permanente. Em Búzios (RJ), cidade em que vive e trabalha atualmente, Bernardo mantém peças nas galerias Psicose e Paulo Nogueira, ambas na Rua das Pedras. Integrante do Grupo Magma, o artista participou de coletiva no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no início deste ano.


Anel em prata, ouro, ardósia e turmalina








Anel em ouro branco, com granada, ametista e madeira (jacarandá)








Anel em ouro, poliéster, jacarandá e turmalina

“Minhas jóias são a resposta da minha sensibilidade, a resposta que me restitui ao meio”

Bernardo Krengiel
bk@bernardokrengiel.com

Voltar ao index