PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Muita história pra contar
Amador Prado


Amador descobriu o universo dos metais, gemas e materiais inusitados na confecção de peças para adorno pessoal no final dos anos 60. Conviveu com precursores do movimento da joalheria artística, que começava a tomar forma na época.

Autoditada, o paulistano Amador Prado iniciou suas criações com cobre, latão, couro, fios de seda, sementes, conchas e madeiras, sob as influências do movimento hippie, que invadiu todos os segmentos de moda e transformou os valores e conceitos. Na evolução natural da sua criatividade, passou a explorar sem limites os metais nobres e as gemas preciosas, criando peças de forte impacto visual.


Amador já participou de muitas exposições coletivas em São Paulo, como Eucatex, Home Store, Espade, Maksoud Plaza Hotel, Babelidu’s, Ornamentum, Crowne Plaza Holliday Inn Hotel, Fênix, Caixa Econômica Federal, Shopping Paulista, Armilla e, ainda, Simetria Arte e Jóia, no Rio de Janeiro. Premiado em eventos da De Beers em São Paulo, participou do Jewellery Fashion Day, na Hebraica (SP).

 

 

A convite da De Beers, ministrou palestras em São Paulo e na AJORIO (Associação dos Joalheiros do Estado do Rio de Janeiro) sobre o uso de materiais alternativos na confecção de jóias com diamantes; na Escola Senai “Eng. Adriano José Marchini” (SP) sobre a cumplicidade da criação entre a Bijuteria e a Jóia, e na AJESP (Associação dos Joalheiros do Estado de São Paulo) sobre vitrinismo em Joalheria, área onde também exercita sua criatividade.

Por conta de seu trabalho coerente e diferenciado, foi convidado a participar das publicações Designer Jewellery – The World’s Top Artists, The Art Of Erotic Jewellery e L’Art de La Joiallerie Contemporaine (Lês Meilleurs Créateurs du Monde), pela Gremese Editore Di Roma, e do concurso HRD Awards (Hoge Raad voor Diamant), na Bélgica.


Amador também presta assessoria técnica a importantes designers de jóias e artistas plásticos, em peças por eles elaboradas, não interferindo em suas criações, e sim contribuindo para que as idéias se materializem e se transformem em objetos de contemplação.
Após ter suas peças expostas em várias galerias, atualmente prefere manter a aura de privacidade e exclusividade. Ele atende somente em seu atelier, na capital paulista, sempre com hora marcada e freqüentemente através de indicações.

“Acredito que a joalheria caminha para a liberdade de criação, onde a inventividade desobriga o uso somente de materiais nobres“.

Amador Prado

 

Voltar ao index