PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

Foto: Karen Aune

Visão futurista

Andree Guittcis


Descendente de ucranianos e nascido no Recife, o designer Andree Guittcis, desde criança, sabia que iria seguir o caminho das pedras. Na escola, seu primeiro trabalho de pesquisa foi sobre gemologia. Estudou no Colégio Israelita Moises Schwartz, ao mesmo tempo que aprendia a usar o lápis e papel na escola de Belas Artes do Recife.

Pulseira navetes  -6.12 quilates de brilhantes com movimento de lantejoulasCom apenas 17 anos de idade, morou em Israel por um ano. Naquele país, aprendeu a cinzelar os metais, a moldar a argila e cerâmica. Assim  descobriu a fotografia como seu hobby predileto e, ao mesmo tempo, pesquisava a vasta referência de ourivesaria do Oriente Médio. Quando voltou ao Brasil, aprendeu com o professor Rui Franco a classificar as gemas brasileiras e, com seu olho clínico - como lhe dizia Miguel Lerner da Remi, a conhecer todos os detalhes dos diamantes.

Iniciou-se no mercado joalheiro trabalhando para empresa carioca Frank Jóias, em sua loja na capital pernambucana. Logo se transferiu para São Paulo e junto a Tobias Dryzun, aprimorou o seu conhecimento em vendas.

Em 1984, mudou-se para a República Dominicana.
"Lá foi aonde tudo começou, a primeira Catedral, a primeira rua 'Calle de Las Damas' assim como a casa de Colombo..."

Dividindo seu tempo entre Nova York e São Domingos (aprendeu a modelar a cera e processo de fundição na escola Studio Jewelry em New York, ao mesmo tempo cursando a Parsons School of Art), e fez sua primeira exposição a convite da Aliança Francesa na ilha caribenha. O atual presidente Hipólito Mejia assim como alguns embaixadores no mundo desfilam com um broche (pin) da bandeira Dominicana, criado pelo designer.

WTC - Anel e brincos em homenagem a NY: ouro, rodolitas e turmalina ametista e greengold, lapidação brioletEm 1987, inaugurou o espaço Artefacto em São Paulo com uma prestigiada exposição. Na época, a atriz Vera Fisher - que vivia o papel de Jocasta na Novela Mandala - fez questão de usar os brincos de Cristais de Quartzo e diamantes criados para um concurso De Beers, no seu forjado casamento com  Édipo, seu filho. A convite da TV Globo, Andree Guittcis apareceu junto à atriz em cena filmada na loja de George Henry.

Com esforço, continuou dividindo seu tempo entre o Brasil e outros países, como Noruega, México e Estados Unidos, até que em 1994, conquistou com destaque a premiação Diamonds International Awards, 'Oscar da joalheria mundial', promovido pela De Beers, com o bracelete 'Janelas para o Arco Iris', patrocinado pela tradicional família de joalheiros Okubo. Também em 1998, conquistou Honra ao Mérito no concurso Jewelry Design Competition, realizado no Japão, com uma jóia de múltiplo uso, em fibra ótica, ouro branco e diamantes -"Energia do Amor" - e no ano de 2000, foi novamente finalista do D.I.A.

Foto: Marcelo Lerner
Energia do Amor - "love Energy" -
fibra ótica, ouro branco e diamantes


Anel cavalo em movimento
Anel 'Cavalo em movimento', criado
especialmente para um haras

Atualmente Andree está em São Paulo, trabalhando para indústrias e alguns clientes especiais. Suas mais recentes criações foram exibidas na 21 RioJóia, realizada em março deste ano, onde lançou uma coleção de jóias junto à empresa D.Design.

De Beers 1994"Gosto muito de participar de concursos internacionais, pois sei que tenho uma visão futurista e sempre posso mostrar algo novo". (Andree Guittcis)

andreeguittcis@hotmail.com



Bracelete 'Janelas para o Arco Iris', em ouro amarelo, titânio colorido e diamantes, peça vencedora do Diamonds International Awards 1994



Voltar ao index