PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E OUTROS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS E EVENTOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<<Voltar ao index
 

Joalheria de Arte

Transformando emoções
em jóias

Andréa Nicácio

Designer há 13 anos, Andréa desde criança acompanha o trabalho da sua família que sempre lidou com jóias. Sua mãe, comerciante de jóias e seu pai, um cravador nato, que hoje tem sua empresa nos Estados Unidos tercerizando para a Tiffanys e Cartier, foram o incentivo para ela se entregar a essa profissão.
Prêmio IBGM design 1991- brinco em prata e ônixFinalista do "Prix de la ville de Genéve" 1992  Finalista do "Diamonds International Awards De Beers", 1994Prêmio "24th International Pearl Design Contest", Japão, 1996Finalista no concurso "Diamonds International Awards De Beers" 2000
Peças Premiadas - passe o cursor do mouse sobre as fotos para ler as legendas
Quando completou 18 anos, Andréa foi para os Estados Unidos estudar design de jóias na FIT - Fashion Institute of Technology, em Nova Iorque, de 1986 à 1989; voltou para o Brasil e trabalhou como designer na empresa Amsterdam Sauer até 1992, indo depois para Portugal contratada pela empresa Artejóia, onde não só desenvolvia coleções como também acompanhava toda a produção da empresa. Retornou ao Brasil em 1995 e trabalhou na empresa Kanter, no Rio de Janeiro, no atendimento diferencial a clientes vips na produção de jóias exclusivas.

desenho de pulseira
desenho de pulseira

Desde 1996 é professora de desenho de jóias, modelagem em cera e workshops de treinamento, que informam e ambientam funcionários e empresários no conhecimento da jóia. Seus cursos são ministrados no seu Atelier Espaço Expressão e na Ajorio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro). Em paralelo produz coleções para particulares e empresas do ramo joalheiro

  Como começou a trabalhar com a criatividade muito cedo, seus estilos variam de acordo com o gosto do seu cliente ou do público alvo de cada empresa. Quando pensa em satisfazer um cliente, vai em direção à necessidade e ao gosto daquela pessoa que procura ou já tem uma identidade definida.

anel inspirado no Pão de Açúcar / Rio de Janeiro
Anel Pão de Açúcar


"Tudo pode se transformar numa jóia, depende de como você vê o universo."

Usando a tendência como ponto de partida, Andréa Nicácio cria as suas jóias se baseando nos movimentos da natureza, nos objetos do cotidiano e nas emoções. Tudo que vê e sente pode se transformar numa jóia. Andréa não tem limite para as suas criações, criar é apreciar ao seu redor e ter a sensibilidade de perceber tudo faz parte da sua rotina, e é assim que transmite o seu conhecimento, o sentimento aliado a técnica, faz com que seus alunos abram os olhos para o mundo, notando detalhes que antes passavam desapercebidos.

Prêmio IBGM 1999
1 lugar na categoria de jóia artesanal no concurso IBGM de Design 1999

"Sentada na praia e observando os surfistas sobre as ondas, não pude deixar de reparar nos movimentos da água em cada manobra. Através disso desenvolvi um anel em ouro branco onde os brilhantes imitam a espuma das ondas, os carrés de topázio azul a cor do mar e o topázio central, a prancha do surfista." (Andréa Nicácio)
anicacio@domain.com.br



Voltar ao index