PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


Artesão do ouro
Antonio Bernardo


O carioca Antonio Bernardo é um dos mais badalados joalheiros brasileiros. Autodidata, traz em sua formação incontáveis horas de observação das mínimas engrenagens dos relógios consertados por seu pai e um talento nato para o desenho.


A intimidade com as ferramentas de ourivesaria começou ainda criança, na loja de ferramentas para relojoeiros e joalheiros que pertencia a seu pai, Rudolf Herrmann.
Em 1969, Antonio Bernardo iniciou a faculdade de Engenharia, mas interrompeu os estudos para dedicar-se à pesquisa em ourivesaria e design de jóias. Tinha 22 anos quando desenhou sua primeira peça, um anel.

 

Desde então, não parou mais. No início, vendia suas criações para lojas e boutiques do Rio de Janeiro. Até que, em 1981, abriu sua primeira loja na cidade. Hoje, a marca AB possui nove lojas próprias e as jóias também podem ser encontradas em diversos pontos de venda no Brasil e no exterior - Estados Unidos, Bermudas, Áustria, Alemanha, Itália, Espanha, Luxemburgo, Suíça e Hong Kong.

DESIGN E MOVIMENTO

Antonio Bernardo dedica-se à criação e ao desenvolvimento de cada peça, pesquisa movimentos, texturas e formas, quebrando fronteiras entre o designer e o artesão. A inspiração para os projetos vem desde referências mitológicas a narrativas pessoais e observações sobre o cotidiano.

 


Seu processo de criação é flexível: o desenho pode ser o embrião de uma nova jóia, mas a concepção diretamente no metal também acontece. A busca pela perfeição confere qualidade excepcional às suas jóias, transformando-as em obras de arte
.

Sinuosas, lúdicas e surpreendentes, suas criações carregam em seus traços o design e, acima de tudo, o movimento. A dureza do metal em contraste com encaixes, dobraduras, armações ou o vai-e-vem flexível dos fios, torna as jóias vivas e belas. Elas se movem, assumem formas variadas e instigantes.

A repetição da forma em várias posições diferentes confere dinamismo ao Brinco Wing. O conjunto tem caimento semelhante ao formato de uma asa

No Colar Free, os diamantes livres despertam a curiosidade do observador
Brincos Vivo: a sequência de fitas articuladas forma uma peça de contornos orgânicos extremamente flexível, convidando ao olhar e ao toque
 

As linhas em volta de cada diamante se repetem em torno da Aliança Pulse, criando uma textura e um ritmo que fazem uma alusão ao pulsar de um coração apaixonado

O Anel Casa traz boas sensações, como aconchego, segurança e  simboliza proteção, com um brilhante marcando o encontro dos vértices no “telhado"

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Antonio Bernardo coleciona prêmios no iF Product Design Award, competição anual realizada na Alemanha e considerada o "Oscar do Design". Em 2004, ele recebeu o selo do iF com os anéis Ciclos e Expand, além de conquistar o troféu Prata. Em 2005, foi premiado com o anel Fold, em 2006, com os anéis Puzzle e Balanço e, em 2007, com o brinco Impulso.
Também na Alemanha, conquistou o Red Dot Design Award 2006, pelo anel Expand e, com outro anel - o Celebration, foi destacado como prêmio IJL 2004, na feira International Jewellery London.

 

ECOLOGIA E CULTURA

A natureza e arte também ocupam lugar de importância na vida do joalheiro. Desde 1997, Antonio Bernardo é mantenedor do Orquidário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Lá desenvolve o projeto Orquídea junto a botânicos e promove duas exposições anuais de flores. No Espaço Antonio Bernardo, localizado na loja da Garcia D'Ávila, em Ipanema, são realizadas exposições coletivas de artistas contemporâneos brasileiros, palestras, concertos musicais e eventos culturais.

Antonio Bernardo
mail@antoniobernardo.com.br

Voltar ao index