PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<< Voltar para o índice de curiosidades

Curiosidades


GPS

Já faz tempo que o relógio de pulso deixou de marcar apenas as horas. Hoje alguns modelos incluem até medidor de pressão arterial. E a CASIO já lançou no Japão um modelo com GPS, sigla em inglês para Sistema de Posicionamento Global. O relógio tem uma superantena conectada a uma rede de 27 satélites que mostrará a posição exata do usuário. Tem a vantagem de ser 60% mais leve e menor do que os GPS convencionáis. Preço sugerido pela Casio U$ 490. 



 
Por que se usa IIII e não IV nos relógios ? -    Há muito anos, em uma estação ferroviaria, uma pequena confusão causou um terrivel acidente.   O funcionário da estação, encarregado de liberar a saída dos trens, olhou distraidamente para o relógio e viu que ele marcava 5 horas (V) e autorizou que um trem saísse.   Acontece, porém, que o ponteiro das horas estava bem em cima do I, do algarismo IV.   Eram 4 horas e não 5!   Nesse mesmo momento, um outro trem estava chegando e os dois colidiram gravemente.   Por causa do ocorrido, houve uma convenção em Genebra onde ficou estabelecido que todo o numeral IV seria escrito em relógios assim: IIII


Quartzo -    A descoberta das propriedades do quartzo para a medição do tempo com absoluta precisão, abriu as portas à era da relojoaria eletrônica. Muitos Cientistas, particularmente, suiços, americanos e japoneses, empenharam-se para a sua concretização. Os primeiros relógios desse gênero foram apresentados em 1967. O quartzo, também conhecido como cristal de rocha, é um mineral duro, normalmente vítreo, com qualidades piezo-elétricas. O quartzo perfeitamente cortado em lâminas, lapidado e completado com elétrodos, quando sujeito a uma corrente elétrica vibra com tal estabilidade que se presta admiravelmente como órgão regulador de um relógio, só sendo superado em precisão pelo relógio atômico. Atualmente se utiliza cristais de quartzo sintéticos nos relógios.


Você sabia que...   na antiguidade os orientais ingeriam ouro em pó, por acreditarem em seu poder de cura ? Atualmente, eles utilizam lâminas de ouro finíssimas como ingredientes de pratos e bebidas sofisticadas.

 
... a primeira nave espacial a pousar na Lua tinha sua base feita de ouro? Isso porque o nobre metal é resistente a sais e ácidos, permanecendo sempre puro.

 
... o contato com o mercúrio pode danificar sua jóia de ouro ? Se a superficie afetada for pequema, um bom polimento poderá recupera-la, caso contrário, será preciso derreter a peça, separando o ouro do mercúrio. Por isso, fique atento quando manusear termômetros e outros instrumentos que tenham o componente químico. 


 
O que são minerais ?   Mineral é um constituinte natural, inorgânico e sólido da crosta da terra. A maioria dos minerais também tem formas definidas de cristais. Mineralogia é a ciência dos minerais.

 
O que são cristais ?   Um cristal é um corpo uniforme com um retículo geométrico. As estruturas variadas dos retículos são as causas das propriedades físicas variadas dos cristais e, portanto, também dos minerais e gemas. Cristalografia é a ciência dos cristais.

 
Esmeralda -    Pedra pertencente ao grupodo berilo, de dureza 7,5 ou 8 na escala de Mohs. Apresenta-se nas cores verde esmeralda, verde claro ou verde escuro. A substância corante é o vanádio. Somente as qualidades mais finas são transparentes. Freqüentemente, a esmeralda aparece turvada por inclusões (fluidos, bolhas de ar, outros cristais, etc). Tais inclusões, se forem moderadas, não são consideradas como defeitos e sim provas de autenticidade da gema. Isto confere às esmeraldas um privilégio: mesmo contendo fraturas, inclusões, jaças, as esmeraldas são sempre valiosas. E quando surge uma esmeralda absolutamente translúcida, imediatamente ela cai na suspeita de ser uma gema sintética. 

 
Rubi -    É encontrado na cor vermelha variável, a dureza na escala Mohs é 09. Pode ser opaco, translúcido ou transparente. A substância corante do rubi é o cromo. Peretence ao grupo do coridon. Para diferenciar um rubi natural do sintético é preciso observar : 1- As inclusões, que são corpos estranhos encontrados dentro dos cristais. 2- Os rubis sintéticos permitem a passagem de luz ultravioleta de ondas curtas. 3- Na pedra natural, a cor varia nas diferentes facetas, na sintética a cor é sempre uniforme. 

 
Titânio -    O titânio foi descoberto como o metal perfeito para uma nova geração de relógios, por ser ele o único material que reúne leveza, força e delicadeza no contato com a pele e ainda por ser antialérgico. Descoberto há dois séculos, o Titânio é um elemento metálico abundante no espaço sideral e na terra, sendo 0,62% da crosta terrestre constituida por Titânio. É mais resistente do que o aço e muito mais leve, possuindo aproximadamente 60% do seu peso. Comparado com o aço e o alumínio, o Titânio pode suportar um calor extremo de 1.200 C. Também pode resistir a ácidos que dissolvem a platina e o ouro. A água do mar leva 1000 anos para corroer o Titânio em apenas 0,25 mm. Por essas razões o Titânio é a escolha certa para sua próxima aquisição em relógio.

fonte: Revista Pedras e Metais, Informativo Seculus News, Informativo TechNews, Hora de vender (Jornal da Magnum ind. da Amazonia)