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PROSPECÇÃO DE (NOVOS) MERCADOS


Sergio Hortmann (*)





setembro / 2006

Sempre sou procurado por uma grande quantidade de leitores de minhas colunas no Portal Jóia br, me perguntando como abrir mercados, como achar compradores para seus produtos, como fazer para começar uma ação no mercado internacional.

Diversas formas existem e aquelas gerenciadas por profissionais especializados em mercado internacional usualmente surtem efeitos mais rápidos e mais duradouros, mas a empresa poderá por si mesma iniciar uma prospecção do mercado que elegeu como alvo de suas ações. Saliento o mérito de ações de promoção comercial como a implementada por uma empresa paulista de consultoria para o setor alimentício. Esta empresa empreendeu um trabalho em todas as empresas participantes (e foram dezenas!) para prepará-las para um gigantesco evento promocional na França, mais especificamente em Paris, resultando na alavancagem de suas vendas em progressão geométrica. Entretanto, no setor joalheiro, as atividades têm sido em escala reduzida, com eventos isolados e com pouca participação.

Primeiramente, deve-se ter em mente que qualquer ação de prospecção de mercado deve ser precedida pela identificação do mercado-alvo, de acordo com os seguintes parâmetros: atributos e características dos produtos fabricados pela empresa exportadora, legislação de importação do mercado-alvo, estudo dos ambientes de marketing e a implementação da análise SWOT para este mercado, entre outros.

Entretanto, a pergunta que sempre me fazem é como ter acesso a compradores num mercado tão longínquo. Bem, existem diversas formas de se acessar estas informações, disponíveis aos exportadores. A mais comum é se contratar uma empresa para prospectar o mercado-alvo escolhido, porém tem custo usualmente elevado. Existem, no entanto, formas de se obter informações sobre potenciais compradores com custo reduzidíssimo. Os dois ministérios encarregados do comércio internacional, o MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o MRE – Ministério das Relações Exteriores têm oferecido, de forma gratuita, oportunidades de negócios e informações sobre mercados e compradores.

Para obter as informações, sugiro acessar o site do MDIC (www.desenvolvimento.gov.br), visitando os links do DEPLAN – Departamento de Planejamento e Desenvolvimento do Comércio Exterior, tais como Radar Comercial (estudos de mercados estrangeiros) e a Vitrine do Exportador (vitrina que mostra seus produtos aos compradores estrangeiros), mas não sem antes acessar o link do Portal do Exportador, que contém toda a gama de informações necessárias à obtenção de lista de importadores, fornecida pelos SECOM (Setores de Promoção Comercial dos Consulados Brasileiros no exterior) do MRE, além do Brazil TradeNet (acesso a oportunidades de negócios), Barreiras Tarifárias aos seus produtos e outras fontes imprescindíveis. Um dos links disponíveis no site é a Redeagentes (www.redeagentes.gov.br), da qual sou membro atuante, que se constitui em uma rede de agentes voluntários de comércio exterior espalhada por todo o Brasil, dedicados a crescer de forma profissional as exportações brasileiras.

Também sugiro visitar o site dos Correios (www.correios.com.br), acessando o Exporta Fácil, forma simplificada de se exportar produtos de até US$20 mil, por embarque.

Bem, meu conselho para quem quer exportar seus produtos é dedicar algumas horas nesta pesquisa, pois a gama de informações é fantástica e por si só fornece a indicação dos caminhos a trilhar. Com isso, considero cumprida mais uma etapa de minha humilde contribuição ao crescimento das exportações brasileiras.



(*) Sergio R. Hortmann
- Consultor em Comércio Exterior, Marketing Empresarial e Planejamento Estratégico, Sócio-proprietário da AH Internacional Ltda. Exportação, Importação e Consultoria, ministra também cursos e palestras para empresas do setor.
 

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