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INVESTIMENTOS EM MARKETING PARA 2008


Sergio Hortmann (*)





fevereiro / 2008

De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência com mais de 140 executivos da área, os investimentos em marketing para 2008 vão crescer até 30%. Nesta estratégia de crescimento para o próximo ano, 72% deles investirão na abertura e manutenção de novos mercados, 67% vão desenvolver novos produtos e serviços e 55% aplicarão recursos em novos canais de vendas.
 
Para dar conta desta expansão, 68% dos executivos de marketing irão alocar seus recursos em Marketing Direto. A segunda disciplina que ganhará mais atenção será a de Eventos (55%), seguida por Assessoria de Imprensa e Relações Públicas, com 40%.
A pesquisa apontou também que, em 2007, ao contrário de que muitos pensam, as ações de Comunicação de Massa, Promoções e Merchandising foram menos utilizadas com, respectivamente, 40%, 29% e 17%. No ano passado, a realização de eventos foi a preferida, com 72%, seguida pelo Marketing Direto (68%) e por Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com 46%.
 
Em 2006, segundo números levantados pelo IBOPE/NetRatings, houve um crescimento da utilização do computador, notadamente pelas classes A e B, ainda que a classe C esteja já se inserindo no mundo virtual pela redução dos preços dos computadores pessoais e pela popularização das bandas largas. De acordo com o instituto, dois recordes foram quebrados no Brasil neste ano: o do uso da Internet nas residências e o da venda de computadores domésticos. Marcas simbólicas, mas que apontam para a crescente digitalização da cadeia de negócios da comunicação, principalmente para as empresas interessadas em atingir os consumidores mais jovens e afluentes. Tenho chamado a atenção de nossos leitores sobre o crescimento da comunicação através da Internet e estes números reforçam minhas previsões. De nada adianta, porém, a empresa construir um site maravilhoso e não divulgá-lo junto aos consumidores ou ao seu público-alvo.

Perfil do Internauta Brasileiro

Carac. Sócio-Demograf.
Pop. em geral
Usuários Internet
Classe A/B
32%
59%
Classe C
39%
34%
Classe D/E
30%
8%
Homens
48%
52%
Mulheres
52%
48%
Faixa Etária: 12 a 19
19%
25%
Faixa Etária: 20 a 24
13%
17%
Faixa Etária: 25 a 34
22%
24%
Faixa Etária: 35 a 44
20%
18%
Faixa Etária: 45 a 54
16%
12%
Faixa Etária: 55 a 64
10%
4%

* qualquer local de acesso, utilização mínima de 1 vez ao mês
Fonte: Target Group Index Ano 7 onda 1+2 (Jul05-Jul06)  


 
Os internautas domiciliares brasileiros consolidaram sua posição como os que mais navegam no mundo, conforme o IBOPE/NetRatings, liderando o ranking por oito meses e fechando o ano de 2006 com 21,5 horas de utilização da Web. Países como EUA, França e Japão estão ao redor de 18 horas mensais de utilização da rede na residência.

Crescimento do acesso domiciliar residencial 2006
Principais Categorias

Categoria
Crescimento Audiência
Turismo e Viagens
65%
Casa e Moda
55%
Automotivos
40%
Família e Estilo de Vida
37%
Informações Corporativas
35%
Notícias e Informações
34%
Educação e Carreiras
29%
Computadores e Eletrônicos
28%
Entretenimento
25%
Comércio Multi-Categoria
23%
Finanças e Investimentos
22%
Busca / Portais e Comunidades
20%
Telecom e Serviços de Internet
20%
Governo e Entidades sem fins lucrativos
17%
Ocasiões Especiais
7%
Fonte: IBOPE/NetRatings

 
Chamo a atenção sobre o crescimento da categoria Casa e Moda, onde se inseriria o setor joalheiro, com 55% de crescimento da audiência. Todos os números apresentados aqui acendem uma luz amarela, como um alerta às empresas do setor para que destinem uma parcela de seus investimentos em comunicação à Internet.


(*) Sergio R. Hortmann
- Consultor em Comércio Exterior, Marketing Empresarial e Planejamento Estratégico, Sócio-proprietário da AH Internacional Ltda. Exportação, Importação e Consultoria, ministra também cursos e palestras para empresas do setor.
 

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