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A DIVULGAÇÃO DA EMPRESA


Sergio Hortmann (*)





A empresa investe em design, tem produto com padrão de qualidade internacional, aplica gestão empresarial moderna e eficiente e tem preços justos e competitivos. Este é o retrato da empresa ideal, que todos os empresários almejam, aliado a uma margem de lucro dentro dos padrões usuais. Será que não falta nada na lista de quesitos acima, para se alcançar o sucesso?

De que adianta a empresa possuir produtos invejáveis e lançamentos periódicos de coleções, se o mercado consumidor não os conhece, ou até mesmo nunca ouviram falar da empresa, como escuto muito quando comento o nome de algumas empresas do setor? A divulgação da empresa na mídia é tão importante quanto qualquer ação que se tome no sentido de modernizar a produção, a linha de produtos da empresa ou desenvolvimento da gestão.

O primeiro passo, erro mais comum, é identificar quem é o público-alvo da empresa. Um empresário, presidente de uma grande empresa do setor de jóias, já me respondeu a esta pergunta de forma totalmente equivocada: "o cliente que compra", disse ele. Existem diversos tipos de clientes e saber qual produto e de que forma compram alterará significativamente a forma de apresentação da empresa perante o seu mercado. A empresa deve definir sua forma de atuação, pois uma indústria que vende para o mercado atacadista pode vender também para o varejo, atraída por maiores lucros, mas estará competindo com seus próprios clientes atacadistas. Mesmo exemplo tomaria para empresas que possuem representantes comerciais – vendendo diretamente ao cliente da empresa, sem a figura do representante, a empresa pode vender mais barato, porém nunca mais aquele cliente comprará de seu preposto. O resultado será a perda de mercado para representantes de outras empresas que visitem regularmente aquele cliente.

A definição do público-alvo da empresa, além de posicionar as estratégias de marketing, identificará o tipo de mídia que se deverá lançar mão para a divulgação da empresa. Se meu público-alvo é o consumidor de classe média alta, devo escolher então o veículo que atinja este tipo de consumidor, através de revistas de circulação dirigida ou com seleto nível de leitores. Caso trabalhe com mercadorias de baixo valor e deseje atingir um mercado mais popular, deverá, então, escolher um tipo de mídia também mais popular, como jornais, rádios, encartes, distribuição de folhetos, etc.
A Internet hoje é extremamente utilizada por qualquer tipo de público e representa também uma excelente oportunidade de divulgação, com custo tão baixo em relação ao benefício que permite o investimento em maior período que a mídia impressa. Poucas pessoas hoje em dia não utilizam a Internet para seus afazeres pessoais e profissionais. Posso atestar isto pessoalmente pelo número de contatos e consultas recebidos diariamente pelo Portal Jóia br, com pedidos de informações, consultas específicas ou não, solicitações de indicações de empresas e produtos, etc, além de um alto índice de visitação diária por todo o tipo de usuário, do Brasil e do exterior, atraídos por uma grande e profissional divulgação na rede mundial.

A mídia impressa também deve ser escolhida de acordo com os objetivos da empresa. Para atingir determinado público, deve-se escolher o melhor veículo, e não o mais barato, pois a imagem da empresa é seu bem mais importante. Ao participar de feiras internacionais, anúncios em revistas do setor são excelentes opções de divulgação.
Nomes e logomarcas conhecidas são mais facilmente identificados por visitantes em feiras, fato que pode gerar novos contatos para o expositor. Pesquise o melhor meio de divulgar seu nome entre as opções existentes, para que traga os melhores resultados.



(*) Sergio R. Hortmann
- Consultor em Comércio Exterior, Sócio-proprietário da AH Internacional Ltda. Assessoria e Consultoria, ministra também cursos e palestras para empresas do setor.
 

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