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ÓCULOS - ACESSÓRIO DE MODA


*Carol Waltrick



Antigamente, os óculos eram vistos como produtos relacionados diretamente com a saúde, que auxiliavam a visão deficiente e que, na maioria das vezes, traziam conotação negativa.

Na década de 80, a indústria se uniu ao estilista, aliando know-how e valor estético às peças. Foi nesse período que surgiram os licenciamentos junto às grifes de roupas e os óculos passaram a ser encarados como acessórios de moda. As coleções, hoje, são periódicas, se associam diretamente com o produto principal da marca, possuem um apelo fashion e incentivam o consumo.

Cores, formas, modelos e materiais dão um toque especial na composição do visual. Os óculos são capazes de modificar a fisionomia das pessoas, além de ser um traço marcante de personalidade.

A idéia principal para a criação de uma linha de óculos surge da análise de alguns pontos como o conceito da marca, a necessidade do mercado, as tendências apresentadas em feiras e eventos do setor óptico, design, arquitetura e o que vier a inspirar o profissional, que influencia diretamente a criação.

Após a criação da linha que estará em ópticas do país todo, os consumidores poderão escolher o modelo que lhe agradar mais. Entretanto, nem sempre o que está na moda deve ser usado por todo mundo. Na hora de comprar óculos, a principal dica é não optar por um modelo simplesmente porque ele está nas revistas ou nas novelas. Antes de qualquer coisa, alguns detalhes como o formato do rosto, acomodação da peça, materiais, tom de pele e cor dos cabelos, além da personalidade, rotina e atividade profissional também devem ser observados.

Por exemplo, nos rostos redondos as melhores armações são as quadradas porque as linhas retas criam a ilusão de que o rosto é mais anguloso.

Além da classificação por tipo de formato de rosto, também deve ser levado em conta o estilo pessoal de cada um, que pode ser clássico, romântico, elegante, casual, esportivo, moderno ou sensual, lembrando que as pessoas nunca têm um único estilo, sempre possuem um principal e outro secundário.

Todas essas informações são de extrema importância para determinar a compra do produto. A moda, por mais que dite uma tendência, deve ser adaptada, afinal, cada pessoa possui uma personalidade diferente. Óculos como acessórios de moda só têm a acrescentar o estilo e os traços de cada um. Por isso, atenção na hora da escolha do modelo ideal!


* Carol Waltrick é designer do Grupo Tecnol, maior fabricante de armações oftálmicas e óculos solares da América Latina - produtos das grifes Benetton, Pierre Cardin, Paco Rabanne, Forum, Kipling, Turma da Mônica, entre outros.

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