PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


O DESIGN "BRASILEIRO" DE JÓIAS


Engracia Loureiro Llaberia (*)


E continuamos nós na busca da definição de uma personalidade que identifique nossas criações como um design brasileiro. Nós, designers, criamos sempre a partir de nossa bagagem cultural. Nosso repertório é feito assim, do conjunto das informações que vamos colhendo através de nossas vivências.

Somos um grande arquivo de tudo o que nos impressionou de alguma forma, de tudo o que vivemos em grupos, de hábitos, de modo de vida.

Por isso pensar em um design brasileiro significa falar de nosso modo de viver.

Claro que os materiais que nos cercam em abundância, ricos em cores e formas, belos em sua exuberância, excêntricos em sua origem tão única, seriam um bom elemento por si só para remeter a imagem de uma jóia diretamente à sua origem.

Mas nós, brasileiros, temos mais.

Temos também toda uma bagagem de culturas diversas, uma riqueza que vem da própria gente, uma diversidade que vem das próprias origens misturada com muito sol, calor, lindas e vivas cores, água, praias, cidades grandes com sabor tropical e, tudo isso, faz de nós um povo muito especial, globalizado.

Somos o retrato da globalização de raças e culturas.
E é isso que nos faz ricos e diferentes.

Se o conceito de globalização hoje traz com ele a perda da identidade, da cultura e dos valores econômicos dos povos, nós seremos sempre o resultado positivo de toda essa diversidade convivendo harmoniosamente.

E melhor assim.

Ser brasileiro, ser designer brasileiro, fala de buscar sintetizar nas formas esse jeito de Brasil.

Nossas jóias vão falar de como - conhecendo o mundo - fazemos a leitura deste mundo através de nosso jeito brasileiro de viver.

Então, a jóia brasileira pode ser muito mais do que apenas o uso de materiais "nativos", mas tradução em cores e formas do nosso modo de vida.

O design brasileiro tem muito mais a ver com nossa "ginga", a maneira de vestir e portar uma jóia, o como e quando se usa uma jóia.

Buscar a nacionalização da nossa arte: é importante para falar de nós, como povo, como Brasil.

Mas que isso não sirva para nos identificar como tribo distante, exótica.
"Exotique", como nossos amigos franceses identificam nossas plantas e aves.

Somos uma imensa mistura de culturas. Somos capazes de entender um 'Art Nouveau' e um 'Art Deco' e realizá-los através de nossa habilidade em trabalhar flores e curvas, formas geométricas e cores.

Posso fazer uma coleção, como agora, combinada com o trabalho de um grupo de índios, mas não é esse trabalho que vai fazer de mim uma designer mais brasileira. É um tema, não uma identidade do meu trabalho.

Eu sou designer, sou brasileira, nascida no Rio, criada à beira do mar e com muitos anos de São Paulo. E quando meu trabalho vai para fora do país, é através dele que eu falo do Brasil. É através dele que eu mostro o design brasileiro.

Não importa muito o material, importa mais o meu jeito de ser Brasil.


* Engracia Loureiro Llaberia é designer de jóias, sócia-proprietária da Officina di Design - atelier dedicado à criação de jóias, cursos e treinamentos em Design de Jóias e Modelagem em Cera; co-autora do Livro "Design & Designers", ADOR, Ed. Litotime, Badile di Zibido S.G., Milão. (engraciam@aol.com)
Currículo: Diplomada em Desenho Industrial, Programação Visual e Design do Produto pela Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI - Universidade do Rio de Janeiro; Bacharel em Comunicação Social, nas áreas de Publicidade e Relações Públicas, pela universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro e Arquitetura - Universidade Bennnett, RJ. Curso de Especialização em Programação Visual; curso de Joalheria, Escola Oficina de Joalheria, São Paulo; Curso de Gemologia, ABGM, Associação Brasileira de Gemologia, São Paulo.
Associada à ADOR - Associazione Designers Orafi, Milão, Itália, desde 1993.




<< Voltar para o índice de artigos