PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br


ATITUDE:
AS DIFERENÇAS CRIANDO ESTILOS



Cidda Siqueira*




A aposta é alta. Na moda, as posições individuais estão reforçando o coletivo, gerando uma multiplicidade de estilos e provocando uma perturbadora harmonia das diferenças.

Hoje, já não se define mais o que está “in” ou “out” ou o que é “brega” ou “chique”. A nova regra é: não importa o que se usa, mas como se usa. Numa moda tão democrática, cada um tem o direito de construir seu próprio estilo, utilizando, para isso, os elementos que melhor lhes convier. A questão é: temos atitude suficiente para sustentar nossas escolhas?

Ter atitude exige coragem. Coragem para expressar impressões individuais e estabelecer posicionamentos no mundo. Coragem para cometer ousadias sem perder a elegância ou experimentar inovações mantendo a personalidade. ATITUDE é a qualidade principal na moda do século XXI.

Com atitude, estabelecemos novos códigos para nossas preferências e encaramos, com muito charme, os desafios do mundo contemporâneo. Podemos dizer que a moda, hoje, mantém um exercício constante no respeito pelas singularidades, incentivando a convivência pacífica entre as diferenças.

Com este tema, o Programa de Desenvolvimento de Protótipos de Jóias Utilizando Gemas Brasileiras, coordenado pelo SENAI de Guaporé e com apoio FINEP/SEBRAE, apresentou sua segunda coleção de jóias, em desfile realizado na II AJORSUL FAIR 2007, no dia 22 de março, em Porto Alegre.

Com a participação dos designers Ana Nardi, Denise Rippel, Marlova Sperotto e Karen Cruz, o desfile mostrou que a tecnologia, o esporte, o bom humor, o romantismo e a aventura são temas que podem enriquecer ainda mais as opções para quem ama as jóias.

Para as empresas participantes – MC Jóias, Exitus, Bruto Sul, Horus, Polita, M.W., Qualitá e Zortea – o Projeto tem contribuído para a renovação das coleções, trazendo para a joalheria o que há de mais atual nas tendências de design para 2007.

Uma seleção de belíssimas jóias para fazer brilhar a atitude de cada um.
 

*Cidda Siqueira é designer de jóias, graduada em Moda, com especialização em Educação Estética. Mestre e doutoranda em Design pela PUC-Rio, onde também é professora e Coordenadora Técnica da Pós-graduação em Design de Jóias. É co-autora dos Cadernos de Tendências do IBGM de 2001 a 2007. Atua como pesquisadora  de tendências de comportamento e consultora de estilo. ciddasiqueira@terra.com.br

<< Voltar para o índice de artigos