PÁGINA INICIAL
EMPRESAS
ENTIDADES
FEIRAS NO BRASIL
FEIRAS NO MUNDO
EXPOSIÇOES E EVENTOS
ARTIGOS
COMÉRCIO EXTERIOR
ENTREVISTAS
MANUAL DE GEMAS
CURSOS
CURIOSIDADES
JOALHERIA DE ARTE
MODA E TENDÊNCIAS
DICAS PRECIOSAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CLASSIFICADOS
PROMOÇÕES
COTAÇÃO DO DÓLAR
ANÚNCIOS
SOBRE O JOIABR
FALE CONOSCO
::::::::::::::::::::::::::::

© Joiabr - 2000
info@joiabr.com.br

<< Voltar para o índice de artigos



Criação autêntica e
sua expressão artística


Cathrine Clarke


Na obra, o artista retrata sua visão sobre seu tempo, expressando conhecimento e filosofia própria. A arte estimulante é essencial na vida de todo ser perspicaz. Caminho de auto-conhecimento, a criação conduz às experiências mais genuínas. O talento desperta o supra-sensível que há no homem, reconciliando-o com seu universo e suas origens.

A joalheria contemporânea provém da arte e do ofício tradicional; das mensagens transmitidas nas cores e nas formas dos desenhos abstratos geométricos; e das variantes conceituais avant-garde, delimitadas na realização das peças. Portanto, faz-se necessário aprender tanto as teorias de arte, quanto as práticas em técnicas de ourivesaria, para experimentar novas maneiras de expor pensamentos originais.

Diz-se "joalheiro-artista", mas não "escultor-artista", uma vez que a palavra "joalheiro" está mais associada ao mundo dos empresários do que ao de arte. No entanto, a jóia artística, assim como a escultura, revela com clareza o estilo de seu mentor.

Nas outras esferas de arte, a concepção do artista sofre apenas a influência do ambiente. Mas, na joalheria, o usuário também caracteriza a obra, agregando-lhe novo valor. Sendo assim, cria-se a interação entre a jóia, quem a usa e quem a concebe. Designers exploram, cada vez mais, o sensual nessa interação, como visto na transparência sedutora das rendas no ouro.

O Design rebela-se hoje contra os sistemas e seus desgastados símbolos de status. Os temas, tal como a busca do homem por um equilíbrio maior na natureza, não podem ser apenas reproduzidos por artistas. Nos contextos, idéias e critérios são estruturados nas composições. Na joalheria artística, a peça única destaca-se por sua forma escultural. Na joalheria industrial, essa característica onerosa desaparece, comprometendo a força da expressão do autor. Sendo assim, copia-se a aparência mas não a intenção da mesma. O exclusivo perde o primordial: sua originalidade. E esses produtos sem identidade, ou melhor, sem personalidade, deixam de ser legítimos.

Conclui-se então que os conceitos nas mensagens da criação autêntica reverenciam a supremacia da natureza, a verdadeira fonte de inspiração artística, onde a arte é um meio, não um fim, para se buscar uma vida menos competitiva, porém mais recompensadora.

Cada estilo, uma identidade

Elementos básicos compõem com maior eficiência as estruturas das jóias. O escultural nos dá noções tridimensionais de profundidade e o metal fosco, com ou sem texturas, nos remete a suas origens. Na última coleção Objets trouvés, cristalizações minerais ou solos concebidos no ouro multicor, por exemplo, reconstituem a atmosfera do hábitat natural das gemas, fazendo a alusão poética da própria arte ser também feito da natureza.

Nas montagens, colocações de diamantes e polimentos estratégicos refletem os brilhos intensos. Apresentadas de maneiras nada convencionais na joalheria, muitas vezes em bruto, as pedras brasileiras irradiam de dentro os raios luminosos que entram através das aberturas recortadas na liga. Em harmonia nas composições, esses efeitos de luz e sombra, assim como no chiaroscuro da pintura, criam ilusões de espaço e movimento, destacando os pontos importantes.

Os vocábulos são insuficientes para se fazer a descrição precisa de um objeto. As palavras formam uma linguagem e as imagens, uma outra riquíssima, porém sem tradução. Expressar-se com criatividade e desenvoltura, comunicando-se através dos diversos meios, nos dá, além de autoconfiança, uma sensação mais real de liberdade.

A seguir, quatro criações artísticas, com quatro propostas temáticas distintas, mas apenas uma identidade, um estilo:


.

.

.


*Cathrine Clarke - designer.
e-mail:
cclarke@katesjewelry.com.br
site:
www.katesjewelry.com.br